segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Nostalgia Alcalina #03 - Odessa (Parte 01)

Olá a todos!

Hoje eu decidi falar um pouco sobre mais um projeto antigo da época do Estúdio Mirus que acabou não indo para frente: ODESSA.

Para saber mais sobre esse estúdio e o pessoal que fazia parte dele, basta ver o Nostalgia Alcalina #01, assim eu não preciso fazer mais nenhuma apresentação e podemos ir direto ao que interessa :)

Bom, o projeto ODESSA surgiu em minha mente muito antes de fazer parte do Mirus, mas foi só depois de completar o 1° número do Insecta Sapiens que resolvi sugerir esse projeto aos amigos do estúdio. Após ter sido aceito, eu e a Tae continuamos trabalhando nos dois projeto, enquanto o Khriztian ficou responsável pelos desenhos só do Insecta Sapiens e a Letícia só os desenhos do Odessa.

Infelizmente, muitos rascunhos e concepts acabaram se perdendo e, por isso, os desenhos que mostrarei aqui representam apenas uma parte de tudo que foi criado.

A sinopse era a seguinte:


Em uma era perdida, a humanidade era dominada por seres malignos denominados Peccatus. Por um longo tempo, as pessoas viveram sem um meio de lutar contra eles, até que um dia surgiu uma jovem guerreira chamada Odessa que se prôpos a acabar com todo o sofrimento dos humanos. 
Após muitas batalhas, ela finalmente saiu vitoriosa e aprisionou os Peccatus em 7 portais para outra dimensão. No entanto, o esforço para realizar os rituais foi além do que seu corpo aguentava e ela acabou perecendo também. Com seu último suspiro, Odessa aprisionou sua própria alma à sua espada, para que ainda possa lutar caso seus inimigos consigam se libertar das prisões.
Muitas eras se passaram desde a morte de Odessa e, desde então, nunca mais a humanidade passou por terrores como os daquela época… até agora. 
Os Peccatus estão sendo libertados um a um e o único que poderá enfrenta-los e aprisiona-los uma vez mais é um jovem amaldiçoado chamado Vaynard, o detentor da espada que possui a alma de Odessa. 

O logo foi criado pela Tae e, como vocês já devem ter deduzido, os inimigos da HQ representavam os 7 pecados. Para cada pecado (ou Peccatus), haverá uma espécie de avatar, ou seja, uma manifestação corporal de um ser imortal. Para quem não sabe, os sete pecados capitais são: Preguiça, Luxúria, Inveja, Ira, Gula, Orgulho e Ganância.



Depois de criado o logo, era hora de criarmos os designs dos personagens. Como eu disse antes, eu havia pensado nessa HQ um bom tempo antes de entrar no estúdio Mirus e, por isso, já tinha os concept de todos personagens (que eram bem mal feitos, por sinal...). No entanto, como quem desenharia a história seria a Letícia, decidimos recriar todos os personagens, seguindo apenas o conceito básico que eu tinha em mente.


Vamos começar com o Personagem principal da HQ, o Vaynard:


Este foi o concept que desenhei para o personagem antes de sugerir o projeto no estúdio. Na história ele seria filho de Vaymmund, um antigo herói de guerra que se revelou um traidor do reino. Devido a esse acontecimento, Vaynnard passou a ser odiado por todos por "carregar o sangue de um traidor em suas veias". Ele recebeu a alcunha de "O Pária" e, para tentar limpar o nome de sua família, aceitou ser usado como uma ferramenta de guerra.



Esta foi a primeira versão de nosso herói, feita pela Letícia. O maior problema desta versão é que Vaynard não parece um personagem principal, apenas um coadjuvante qualquer que se encontra em qualquer quadrinho.

Esta versão foi feita como um teste, pois não falamos para a Letícia como o personagem deveria ser, nem sua personalidade e objetivos, deixamos tudo por conta dela.

A partir deste skecth fomos indicando os erros e que tipo de pessoa Vaynard seria, assim, cada vez fomos nos aproximando mais da versão definitiva.



Esta é a segunda versão do herói, também feita pela Letícia. Como podem ver, já está bem diferente.

A principal mudança foi que agora o personagem está mais sombrio. Vaynard sofreu muito durante toda sua vida e, por isso, precisava de um ar mais carregado de maldade e descaso com o que acontece à sua volta. Pedimos para a Lê faze-lo de armadura desta vez, afinal, ele está sempre lutando por sua vida e, como é apenas um ser humano, precisa de toda a proteção que conseguir.

Esta versão estava praticamente escolhida para ser a definitiva, mas insistimos que fosse feita mais algumas ilustrações para vermos o quanto o personagem podia ficar mais interessante.



Bem, aqui temos a terceira versão e, provavelmente, a pior de todas (desculpa, Letícia).
Este skecth foi feito após um longo intervalo de tempo, o que causou uma regressão no estilo do personagem, que aqui parece mais um personagem daqueles que morrem no primeiro número das edições...




Esta versão foi baseada no concept que eu havia feito do personagem quando ainda estava criando a história do Odessa. No entanto, eu não estava muito satisfeito com este design e queria ver até que ponto a Letícia conseguia criar o aspecto de Vaynard baseado simplesmente em sua interpretação de como é a personalidade dele.




Esta versão é uma das minhas versões favoritas. Por um longo período ela foi considerada a versão definitiva, no entanto, nossa ilustradora acabou melhorando muito seu traço e este personagem acabou ficando muito inferior as ilustrações mais novas, tendo de ser refeito (sim, nós somos muito chatos....). Um outro ponto contra é o exagero em detalhes. Claro, em uma imagem só fica tudo muito bom e bacana, mas experimenta fazer todos esses arabescos em vários quadrinhos por página....


Esta versão também foi bem aceita, exceto pelo cabelo...
Bom, muito tempo passou, a Letícia não queria mais ouvir falar no Vaynard e, por isso, resolveu fazer os designs dos outros personagens.



Enquanto a Letícia fazia as novas versões dos outros personagens, eu decidi criar uma nova versão para o Vaynard, que acabou sendo a versão definitiva. Infelizmente, nunca foi feito uma versão finalizada pela Letícia deste último sketch. Provavelmente, a versão final ainda seria um pouco diferente desta.

Bom, vou parar a postagem por aqui antes que vocês durmam em cima do teclado.
Como ainda tenho muito material para mostrar, daremos continuidade a este Nostalgia Alcalina no final dessa semana, ok?

Espero que tenham gostado!
Vejo vocês em breve!

Para conhecer mais o trabalho da Letícia, vocês podem visitar o blog ( 
http://diariosdda.blogspot.com.br/ ) ou o Deviant art ( http://lobismina.deviantart.com/ )


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Que pena Gabriel... :/
    Toda vez que vejo um trabalho promissor que poderia ganhar novos ares, me sinto como se faltasse algo no Brasil e no mundo que precisa mudar urgentemente!
    Um dia vai mudar, isso tem que mudar! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, tchê!

      Realmente, no Brasil é bem difícil conseguir seguir com a carreira de desenhista. Muitos artistas brasileiros acabam sendo muito mais prestigiados internacionalmente do que dentro do próprio país ;/

      Felizmente, com esses novos sites de financiamento coletivo (tipo o catarse), muitos desenhistas estão conseguindo lançar seus trabalhos diretamente para o público, sem precisar depender da boa vontade de alguma editora. Quem sabe, no futuro, essa não acaba sendo a resposta pra continuação do Insecta Sapiens e do Odessa, né?

      Valeu pela força!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...